O que é dança contemporânea?

Para muita gente quando se fala de dança pensa em sapatilhas de ponta e bailarinas fazendo mil piruetas. Mas a dança não se reduz só ao ballet clássico. A dança tem mil faces. Dança de salão, dança moderna, ballet, jazz, danças folclóricas, dança de rua, entre outras que geralmente são menos lembradas como a Dança Contemporânea.
Perguntas frequentes feitas aos bailarinos de contemporâneo são as do tipo... O que é dança contemporânea? Que tipo de música é dançada?
Meu irmão por exemplos, deduz que dança contemporânea é simplesmente ''dança de louco'', porque os movimentos são de livre criação dos que dançam. Movimentos do dia-a-dia viram passos de dança, existem grupos que fazem uma coreografia inteira só de quedas, ou outros que falam em palco, ou até gritam. Dança de loucos? pode ser, depende do ponto de vista de cada um.
Mas não vem ao caso isso agora. Vou tentar resumir um pouco do que eu li em minhas pesquisas para ver se consigo, ao menos, deixar um pouco do que é realmente a dança contemporânea.
A dança é um veículo de manifestação artística que leva você para viajar em outro mundo. A dança contemporânea leva você a viajar pelo seu próprio corpo e conhecê-lo inteiramente, é uma forma de auto-conhecimento. Por exemplo, em um minuto que você deita no chão e fecha os olhos, você se entrega, sente seu corpo, percebe seus ossos e músculos, se estão relaxados ou tensionados, deixa que a gravidade  tome conta, percebe a tridimensionalidade que nos faz aumentar os movimentos, para o bailarino o limite não é o chão, pois no momento que o seu corpo toca o chão, seu corpo flutua, e deixa a imaginação liberada para fluir, todo e qualquer movimento que fizer no chão, é Dança.
A dança contemporânea usa muito das leis da física, ela estuda a gravidade, a força e o peso de cada corpo a favor do movimento. Está aí uma explicação do porquê podemos ver hoje muitas coreografias de  dança contemporâneas que ocupam muito o chão, equilíbrio, deslizes, quedas. Esse estilo de dança utiliza muito os três níveis: alto (em pé), médio (agachado ou sentado), baixo (deitado). E como já deve ter percebido, regras e padrões passam muito longe da dança contemporânea.
E como diz o coreógrafo Ivaldo Bertazzo, criador do método de educação do movimento,''Se nosso corpo se constitui de vários pedaços, o movimento nos possibilita juntar as peças e criar unidade''.
Por hoje é isso galera! Vou continuar as minhas pesquisas e em uma próxima oportunidade postarei mais alguma coisa sobre a dança contemporânea, ou outros estilos que sinto curiosidade em conhecer.


beeijos, Keyla G. F. Pereira

Antes de entrar no palco...

composição coreográfica, ensaios, ensaios, ensaios, ensaios, ensaios... e assim vaai até o dia tão esperado... que bailarina que não fica contando os dias para sua estréia, ou até para uma apresentação qualquer??
os dias passam lentamente e cada hora que passa a ansiedade aumenta, e com ela o nervosismo...
ensaios, ensaios, ensaios, ensaios... em busca da perfeição, em busca da batida perfeita que nos faz viajar até o palco, os holofotes, a plateia!
Maquiagem, figurino, oração, merda! quebra o pé! e o palco...
Tudo é tão bom, o melhor momento é o palco. Sentimento inexplicável, sensação imcompreendível! o palco é o TUDO, a plateia, a energia, os focos, as sapatilhas...
só quem passa por ele sabe o que é ficar diante das luzes, naquela energiia *----*
no final tudo vale a pena! os hematomas dos ensaios, várias passagens pelo massoterapêuta, dores de alongamento, dores musculares! vida de bailarina não é fácil... mas pelo momento do palco, vale a pena!!