vida de bailarino

Os bailarinos e bailarinas que me corrijam se eu estiver errada, mas vida de bailarino não é fácil, apesar de que no final valer muito a pena. De masoquistas temos um tanto. Dançamos mesmo machucados e doloridos, por mais cansados que estamos, nunca paramos de dançar até o último segundo do ensaio. Todo bailarino já deve ter dançado uma vez no asfalto, na grama ou em qualquer outro lugar que foi chamado de um palco improvisado. Já deve ter esfolado alguma parte do corpo que sangrou, mas não parou de dançar. Sofremos muito! E vale todo esforço que a gente faz só pelo momento que estamos no palco.
Alguns podem achar isso meio exagerado, mas é a vida de bailarino, a verdadeira vida de bailarino. Que ama a dança, que sofre, que se emociona, que fica alegre, que é feliz. Como o músico gosta de cantar ou tocar, o ator gosta de encenar, o engenheiro de cálculos, o bailarino gosta e ama dançar. Para nós a dança deixa de ser um hobby para ser profissão e diversão. A arte "dança" não é valorizada, pouco remunerada, e não é qualquer pessoa que optaria por fazer algo que não gosta, sendo pouco remunerado, vamos ser realistas. Bailarinos amam o que fazem e fazem isso por prazer e diversão, por que dançar é diversão, apesar dos pequenos e dolorosos machucados, mas é diversão.
Eu admiro todos os bailarinos e quando digo todos, me incluo neles. Não é qualquer um que leva a dança tão a sério. Uma professora uma vez me pediu "Keyla, por que tu não faz um outro curso que te daria um futuro melhor? tu tem condições.." e eu não respondi nada. Fiquei chocada na hora e com tanta raiva que preferi fica quieta do que estragar o reveillon, sim, isso foi no inicio de um ano, e eu não gostaria de deixar um clima chato lá e por isso eu não falei nada. Me surpreendi com a minha capacidade de controle na hora da raiva, minha vontade era responder assim "Porque eu não quero fazer um curso que eu ganhe bem mas estando triste, não gostando de nada do que eu faça. Eu quero dança porque a arte precisa ser valorizada, e se cada um for desistir de fazer por falta de remuneração, aí essa valorização jamais irá acontecer. Eu não quero ser apenas mais uma infeliz com seu emprego. Não me importa o dinheiro que eu ganhe, importa é que eu goste do que eu faço. Mas obrigada pelo elogio, eu sei que tenho condições, eu estudo pra isso.". Ela é minha professora de física, e eu odeio ela até hoje por causa disso. Seria tipo.. não desvalorize o que eu gosto que eu não desvalorizo o que tu gosta, se tu gosta de cálculos.. foda-se sozinha. (HAHHAHA) Acho que agora eu fui clara até demais, me desculpem, mas é isso que eu penso.
BAILARINOS, VAMOS LÁ NÃO DEIXEM NOSSA ARTE ACABAR! PRECISAMOS DE GENTE QUE LUTA PELA VALORIZAÇÃO DA ARTE. NÃO DEIXEM QUE A FALTA DE VALORIZAÇÃO SEJA UM PONTO QUE FAÇA VOCÊ DESISTIR DO QUE GOSTA. EU ESTOU DISPOSTA A ENTRAR NESSA GUERRA. E VOCÊS?

a diva plagiando?

olhem esse vídeo...
agora me digam.. é plágio? Beyoncé fez um show com efeitos super impressionantes, e dizem que é cópia. Pode até ser, mas vai dizer que não é bem melhor o da nossa grande diva, do que dessa outra, que pra mim ao menos, é desconhecida. E outra coisa, pode ser que ela pediu, mas foi a mesma empresa que fez os dois shows.. acredito que não foi proposital... e apesar disso, as ideias boas sempre são copiadas, e amanhã ou depois com toda a certeza vão aparecer mais cantores fazendo os mesmos efeitos, isso é algo muito certo.
O fato é:
BOAS IDEIAS SEMPRE SÃO COPIADAS, E SE SÃO COPIADAS É PORQUE FORAM BOAS E BEM USADAS.
então, de que adianta acusá-la de plágio? se a ideia da outra foi boa, que bom parabéns pra ela, agora a "modinha" dela vai se espalhar pelo mundo através da diva Beyoncé.

e é nessas horas que conhecemos nossos verdadeiros amigos

Por que as pessoas não percebem que, quando nos afastamos, tem alguma coisa errada?
Nessas horas, os ditos amigos, não aparecem nem pra dizer "o que aconteceu? tu tá bem?". Atualmente eu estou passando por uma fase não muito boa na minha vida, e é a hora que eu mais preciso de um amigo e estou completamente sozinha e abandonada nesse mundo. Sabe aquela história de ter vários amigos e nenhum ao mesmo tempo? é isso que acontece. Não entendo o motivo de não perceberem que eu não faço isso por querer, eu não quero ficar longe de todo mundo, me excluir. Eu quero que os meus amigos apareçam e se importem comigo.
Minha melhor amiga é a dança. Nela eu desabafo. Ela me conforta de certa forma, inexplicavelmente incrível. Dançando é que eu me sinto bem, e hoje nem isso eu posso fazer. Sinto muita falta da minha vida. Sinto falta dos anos que passaram, dos festivais, dos bailarinos que conheci. Das pessoas que teriam o mesmo objetivo que eu, de chegar a um panorama que a dança tomasse completamente a vida delas. Eis que surgem os amigos. Me sinto muito melhor ao desabafar com uns bailarinos dessas anDANÇAS da vida. Mas isso acontece por uma falta de opção aqui nesse *ú de cidade.
Me julgam por eu dizer que aqui tenho apenas colegas. Mas é a pura verdade. Tive duas amigas, Yasmine e Bianca, aqui no meu atual colégio... não receio em citar os nomes, pois creio que elas sabem disso. A falta que eu sinto é em relação a um(a) amiga que eu posso contar sempre, pra tudo.
Julgam, mas não sabem o que acontece. Isso que me irrita profundamente!!! podiam se interessar em saber o que acontece na minha vida, pra depois sair falando ou me deixar de lado, excluida, totalmente. Depois me pedem porque eu quero tanto sair daqui...

TODOS TEMOS UM CISNE BRANCO E UM NEGRO DENTRO DE NÓS, O LADO BRANCO MUITO VISÍVEL E O NEGRO ESTÁ A DESABROCHAR. 

trechos tirados de um livro

"Não se ganha uma corrida na primeira curva, mas muitas são perdidas aí."

"Tensão. Medo. Ansiedade. Esses estados emocionais são resultado de uma liberação química emana do corpo humano. Totalmente psicológica; em outras palavras, involuntária."

A arte de correr na chuva

vestibular, eis a questão

atualmente estou a procura de várias instituições federais de ensino superior que me possibilitam cursar dança ou artes cênicas. acontece que as "artes" são pouco valorizadas e pouco encontradas em faculdades. aqui deixo uma lista que eu encontrei nesse site e-MEC para ajudar meus leitores e futuros bailarinos profissionais, que se interessam em faculdades com graduação em dança, como eu.



UEMS - ARTES CÊNICAS E DANÇA Licenciatura 
PUCSP- COMUNICAÇÃO DAS ARTES DO CORPO DANÇA Bacharelado 
UFS - DANÇA Licenciatura 
UFV - DANÇA Licenciatura 
UFV - DANÇA Bacharelado 
UNICAMP - DANÇA Bacharelado
UNICAMP - DANÇA Licenciatura
UNISO - DANÇA Licenciatura 
UNIVERCIDADE - DANÇA Licenciatura 
FPA - DANÇA Licenciatura 
ULBRA - DANÇA Licenciatura 
UAM - DANÇA Licenciatura 
UAM - DANÇA Bacharelado
FAP - DANÇA Bacharelado 
UFPA - DANÇA Licenciatura 
UFRN - DANÇA Licenciatura 
UFMG - DANÇA Licenciatura
UFAL - DANÇA Licenciatura
UFBA - DANÇA Licenciatura
UFBA - DANÇA Bacharelado
UFBA - DANÇA Licenciatura
UFPE - DANÇA Licenciatura 
UFRGS - DANÇA Licenciatura
UFC - DANÇA Licenciatura
UFC - DANÇA Bacharelado
 UFG - DANÇA Licenciatura
UFRJ - DANÇA Bacharelado 
UFRJ - DANÇA Licenciatura 
UFPEL - DANÇA Licenciatura 
FAV - DANÇA Licenciatura 
FAV - DANÇA Bacharelado 
UEA - DANÇA Licenciatura 
UEA - DANÇA Bacharelado 
UERGS - DANÇA Licenciatura 
IFB - DANÇA Licenciatura 
TIJUCUSSU - DANÇA - DANÇA Licenciatura 
FIB - DANÇA-EDUCAÇÃO 
UFRJ - TEORIA DA DANÇA Bacharelado

Proesias

Preste atenção, ela disse,
ao abrir para mim a porta de sua casa :

- o que a gente sonha aqui, tende a acontecer.
Pensei que é preciso ter coragem para morar em um lugar assim,
onde o que se sonha passa a existir.
Precisa ter muita certeza do seu sonho.
Alice Ruiz

A arte de correr na chuva

"Os gestos são tudo que eu tenho; às vezes precisam ser de natureza ampla. E, apesar de passarem dos limites em algumas ocasiões e parecerem melodramáticos, são o que tenho para me comunicar claramente. Para me fazer entender sem que reste nenhuma dúvida. Não posso contar com as palavras..."

Assim inicia o livro que estou lendo atualmente. Porque eu quis postar esse trecho? Identificação é a palavra.

"Os gestos são tudo o que tenho;" - vai dizer que isso não é poético para uma bailarina... Na dança os gestos, movimentos são tudo o que precisamos e são o que podemos usar para nos expressar, por mais que algumas vezes, as palavras são postas no palco faladas, ou gritadas. Mas enfim... o modo que geralmente usamos para a expressão na dança são os gestos.

"às vezes precisam ser de natureza ampla." - cada gesto envolve tudo. O dia-a-dia, a natureza, a cidade, a vida em geral.

"E, apesar de passarem dos limites em algumas ocasiões e parecerem melodramáticos, são o que tenho para me comunicar claramente." - Os gestos são entendidos sem muito esforço. São compreendidos tão claramente sem precisar expressar se quer uma palavra. De vez enquando, um pouco apelativos, mas sempre interpretados.

"Para me fazer entender sem que reste nenhuma dúvida. Não posso contar com as palavras..." - de qualquer forma somos entendidos, sem deixar dúvidas, ou deixando questões no ar propositalmente. Mas felizmente não posso contar com as palavras. Isso não é poético?

A dança é poesia, a literatura escreve o que o corpo desenha. Interpretar as palavras e os gestos da quase na mesma, talvez os gestos não são tão diretos, mas compreendidos da mesma maneira. A dança é arte e a arte é a poesia.

Momento num café

Quando o enterro passou
 Os homens que se achavam no café
Tiraram o chapéu maquinalmente
Saudavam o morto distraídos
Estavam todos voltados para a vida
Absortos na vida
Confiantes na vida.
Um no entanto se descobriu num gesto largo e demorado
Olhando o esquife longamente
Este sabia que a vida é uma agitação feroz e sem finalidade
Que a vida é traição
E saudava a matéria que passava
Liberta para sempre da alma extinta

Manuel Bandeira

5, 6, 7, 8!!

to muito empolgada aqui com uns videos que eu olhei.. vou deixar aqui, caso vcs quererem curtir comigo eles também!

achei esse trio muito bom. e se alguém conseguir baixar essa música, me manda *-*




todos esses vídeos são do mesmo grupo. eles dançam muito bem. eu gostei.

Minha superioridade que atormenta

Foto de Dasha Gireva

nunca tinha encarado minha superioridade algo tão atormentador. eu não tinha a ideia de que isso encomodava os outros. ontem me falaram isso. não achei que esse meu "defeito" encomodava a tantos. só não entendo porque as pessoas não se manifestam pra mim. Não é sempre que eu me sobressaio, mas quando eu domino um assunto ou uma coreografia, "dança", é involuntário eu ser muito detalhista. Ser detalhista encaro como um benefício. Não é qualquer profissional que consegue ver os pequenos erros cometidos por um bailarino. Quando a carreirra que escolheu permite que seja um pouco mais detalhista que possa analisar a fundo a matéria, acredito que podemos todos aproveitar esse chamado "defeitinho". O meu "detalhismo" tem outro nome agora, é chamado de superioridade. E as pessoas não sabem nem o que pensam direito e saem falando só para complicar mais a vida dos outros. Pena que não são todos que pensam assim.
Só peço uma coisa:
 Não me peçam pra tirar de mim o que é só meu.

Uma matemática.


Uma aula.
Um cálculo.
Um prisma.
Um quadrado.
Um cubo.
Uma aresta, uma face, um vértice.
Um centímetro quadrado.
Um metro quadrado.
Um milímetro.
Um Pi.
Um Pitágoras.
Um professor...
e 26 alunos,
em uma unica matemática
de várias faces.