A arte de correr na chuva

"Os gestos são tudo que eu tenho; às vezes precisam ser de natureza ampla. E, apesar de passarem dos limites em algumas ocasiões e parecerem melodramáticos, são o que tenho para me comunicar claramente. Para me fazer entender sem que reste nenhuma dúvida. Não posso contar com as palavras..."

Assim inicia o livro que estou lendo atualmente. Porque eu quis postar esse trecho? Identificação é a palavra.

"Os gestos são tudo o que tenho;" - vai dizer que isso não é poético para uma bailarina... Na dança os gestos, movimentos são tudo o que precisamos e são o que podemos usar para nos expressar, por mais que algumas vezes, as palavras são postas no palco faladas, ou gritadas. Mas enfim... o modo que geralmente usamos para a expressão na dança são os gestos.

"às vezes precisam ser de natureza ampla." - cada gesto envolve tudo. O dia-a-dia, a natureza, a cidade, a vida em geral.

"E, apesar de passarem dos limites em algumas ocasiões e parecerem melodramáticos, são o que tenho para me comunicar claramente." - Os gestos são entendidos sem muito esforço. São compreendidos tão claramente sem precisar expressar se quer uma palavra. De vez enquando, um pouco apelativos, mas sempre interpretados.

"Para me fazer entender sem que reste nenhuma dúvida. Não posso contar com as palavras..." - de qualquer forma somos entendidos, sem deixar dúvidas, ou deixando questões no ar propositalmente. Mas felizmente não posso contar com as palavras. Isso não é poético?

A dança é poesia, a literatura escreve o que o corpo desenha. Interpretar as palavras e os gestos da quase na mesma, talvez os gestos não são tão diretos, mas compreendidos da mesma maneira. A dança é arte e a arte é a poesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seu comentário