Gaúcho tradicionalista


O gaúcho, no ponto de vista da sociedade tanto brasileira quanto gaúcha, é visto como grosso. O gaúcho que falo é o tradicionalista, que usa pilcha, que anda a cavalo, que toma chimarrão, que participa do CTG, o gaúcho tradicionalista.

Durante as apresentações dos trabalhos de literatura, sobre os contos gauchescos de Simões Lopes Neto, uma colega, que eu jamais imaginaria pensar assim, falou que no filme (conto) delas Blau era caracterizado como um homem grosso "IGUAL AQUELES QUE USAM PINCHA". Pra começar, a roupa do gaúcho é chamada de piLcha. Outra que não pode se generalizar algo desse tipo. Nem todo gaúcho (tradicionalista) é grosso. Dá-se essa "impressão" por a maioria (nem todos), geralmente, morar no campo.
Pra mim, é claro, isso é algo absurdo. Eu vivo no CTG, uso piLcha, tomo chimarrão, gostaria de ter um cavalo e entretanto sou bem menos grossa que muita gente (só sou grossa quando é preciso) que nunca pisou no CTG. Esse tipo de coisa, pra mim, só gente desinformada, ou até ingênua (não sei se seria essa a palavra) que falaria. Se essas pessoas não sabem como é esse ambiente e como são essas pessoas, deveriam guardar seus comentários para si, ou quem sabe, dar uma procuradinha no senhor google, que mesmo o nosso amigo sendo estrangeiro, poderia saber algo do gênero.
Gaúcho é todo aquele que nasce e vive no Rio Grande do Sul. Chamando o gaúcho de grosso, ela "agrediu" todos os Sul-riograndenses chamando todos de mal educados.
Para falar isso, talvez ela tenha se expressado mal. Não quero que esse post se torne um julgamento indiretamente à ela, mas devo dizer que é mais um exemplo. Um texto informativo aos meus leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seu comentário