Brincando de preservar.

Foto do meu evento "Raízes da Tradição"
 quando fui 1ª Prenda Juvenil do CTG Carreteiros de Horizonte
(eu de vestido Rosa).
Hoje pela manhã fui a um evento no CTG. Lá teve uma palestra sobre brinquedos e brincadeiras tradicionais, no contexto de reciclagem de lixo, e preservação do meio ambiente. Achei o tema tão bem elaborado e apresentado por uma ex-1ª Prenda do Rio Grande do Sul. Na palestra ela falou sobre a importância do uso de materiais que não seriam aproveitados mais, para fazer bonecas, bilboquês, cama de gato, 5 marias, roncador, vai e vem, dentre outros brinquedos tradicionais do RS.
Uma garrafa pet, com um cabo de vassoura vira um cavalinho de pau. A mesma com um fio e uma meia velha, vira um bilboquê. E até aqueles panos velhos e trapos, roupas rasgadas que não servem mais para uso, as crianças podem aproveitar para se divertir da confecção da sua boneca ao brincar depois.
No folclore gaúcho encontramos vários brinquedos como esse (boneca) que a brincadeira começa na confecção. Além de não gastar nada, os materiais são reaproveitados para a diversão. Não que seja para parar de comprar brinquedos industrializados. Mas incentivar, desde pequenas, as crianças a reciclagem. Sem contar que com esses brinquedos, as coordenações motoras são ativadas.
Então só tem ganhos. Incentivo e favoreço a essa prática.

Keyla G. F. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seu comentário